O Óleo não se desgasta, torna-se contaminado

O óleo é trocado, não porque queremos, mas porque é necessário ou corremos o risco de desgaste prematuro do componente. É necessário mais que uma boa qualidade de óleo e filtro padrão para estender a vida do componente e o tempo entre as trocas de óleo.

A filosofia de troca de óleo em um intervalo prescrito mudou substancialmente nos últimos anos. Com a disponibilidade atual de acessíveis e precisas análises de amostra de óleo, pode-se monitorar os níveis de contaminação, condição do óleo e as tendências de desgaste de um componente, permitindo prolongar a vida do óleo com segurança enquanto alcança-se taxas mínimas de desgaste mecânico, prolongando significativamente a vida do componente. A degradação do óleo é causada por muitos fatores como o calor, ambiente de trabalho, e a taxa e o tipo de contaminação. No entanto, o fator determinante mais importante para a vida do óleo e do equipamento, é o tipo de sistema de filtro utilizado para filtrar a linhagem do componente.

A filtração desempenha um papel importante em qualquer sociedade industrializada. Um filtro de óleo é um dispositivo usado para descontaminar impurezas suspensas contidas no óleo. O filtro é o componente principal do sistema de lubrificação e é essencial para estender sua longevidade e rendimento. Filtração é o processo de separação da matéria de partículas insolúveis do fluído, passando-o através de um elemento filtrador, prendendo a contaminação na mídia – quanto mais densa a mídia e mais lento o fluxo, mais eficiente o método de filtração. Com uma melhor filtração, a vida do óleo e do componente pode ser significativamente prolongada.

Filtrações Fluxo-total e auxiliar G2F

Filtros auxiliares atuam somente sobre uma porção do fluxo do óleo, normalmente menos de 10%, enquanto os outros que filtram toda a corrente do óleo são conhecidos como filtros de fluxo total. Quando um filtro de fluxo total primário é acompanhado por um filtro auxiliar secundário, o último remove partículas do óleo muito pequenas para o primeiro. Esse filtro duplo pode aumentar o tempo entre o serviço do sistema de lubrificação. Geralmente, os sistemas de filtro de fluxo total padrão são projetados para passar grandes volumes de óleo a taxas elevadas de pressão. Esses fatores limitam a densidade da mídia do filtro, já que grandes volumes de óleo a pressões elevadas não podem passar através de um elemento denso rápido o suficiente para lubrificar o componente em questão. Normalmente, os filtros de fluxo total são capazes de remover partículas grandes e apenas pequenas quantidades de restos de água.

Os sistemas auxiliares G2F não substituem os filtros fluxo total padrões, eles os completam. Sendo estritamente auxiliares, os sistemas G2F filtram volumes menores de óleo a pressões muito baixas, permitindo ao óleo passar lentamente através da densa mídia de papel, prendendo partículas menores que 1 mícron e quantidades muito maiores de água. Por remover eficientemente a água e o desgaste ultrafino de partículas que não foram absorvidas pelos filtros padrões de óleo, os níveis de contaminação baixam notavelmente, reduzindo imediatamente o desgaste mecânico, minimizando o tempo de inatividade e aumentando o intervalo entre as trocas de óleo, finalmente reduzindo os custos elevados de manutenção.

A necessidade da filtração auxiliar G2F

Os elementos Generation 2 Filtration™ são utilizados para remover partículas menores que 1 mícron e 99,97% de água presente no óleo sem prejudicar o pacote aditivo. O Generation 2 Filtration™ tem também elementos especialmente desenvolvidos para filtrar fluídos à base de água/glicol.

Pesquisas industriais demonstram que partículas de “ferro e aço” menores que 10 mícrons de tamanho são os contaminantes mais prejudiciais em sistemas de ar comprimido, água, lubrificação, fluído hidráulico, combustível e de refrigeração. A taxa na qual a contaminação entra nesses sistemas é realmente subestimada. Da mesma forma, a habilidade dos filtros fluxo total de remover eficientemente os contaminantes de metal é superestimada.

Sistemas Generation 2 Filtration™ são soluções práticas e proativas de manutenção com muitos benefícios para todas as indústrias incluindo as de fabricação, transporte, equipamentos pesados, mineração, construção, agricultura, pesca, silvicultura, gás e óleo, assim como de gerenciamento de resíduos.

Comments are closed.